1 – Título
<TITLE> Titulo da Página </TITLE>
Identifica o texto a ser exibido na barra de títulos da página. Quando o usuário entra em
uma ferramenta de busca como Google, Yahoo, Cadê, etc procurando por um assunto
específico, o conteúdo do marcador <TITLE> de uma página é a primeira coisa a ser
vasculhada. Daí a importância em escolher títulos coesos para as páginas e que
consigam traduzir o contéudo da página em poucas palavras.
Além disso, quando o usuário escolhe uma página para colocar em sua lista de Favoritos
do browser, é o título da página que aparecerá na lista. Caso a página não tenha o
marcador <TITLE> ou ele não conter nada, o browser assumirá o nome do arquivo.
Dica: Coloque títulos com ponto na frente assim quando o usuário adicionar a sua
página aos Favoritos e caso este esteja em ordem alfabética o seu Titulo ficara nas
primeiras posições da lista. E terá mais chance de ser acessado.
Exemplo:
..:: Titulo da Página ::.. ou ::.. Titulo da Página ..::
2 – Description
<meta name="Description" CONTENT="Conteudo da Página">
Resumo e conteúdo da página. Este marcador também é utilizado pelas ferramentas de
Busca no cadastramento do site. As Ferramentas de Busca trabalham com "web robots"
programas que vasculham a Internet procurando novos sites e cadastrando suas
informações.
Também chamado de spiders, procuram estas <meta> para saber qual a melhor
classificação para cadastrar o site na ferramenta de busca. Quando não encontram estas
informações, normalmente os robôs usam um critério próprio para cadastrar o site, que
varia de acordo com o robô e com a ferramenta de busca. Alguns deles, quando não
encontram estas utilizam os primeiros 200 ou 300 caracteres da página.
Exemplo:
<meta name="Description" CONTENT="Essa página mostra fotos de carros">
3 – KeyWords
<meta name="KeyWords" CONTENT="palavra-chave da página">
Apresenta palavras-chave da página. Este marcador também é utilizado pelas
ferramentas de busca no cadastramento do site. É importante atentar para as palavras
que se escolhe como chave.
Exemplo:
<meta name="KeyWords" CONTENT="carro, moto, roda">
Assim quando alguém procurar por "carro, moto, roda" sua página poderá estar no topo
da busca!
É muito comum você digitar alguma palavra com, por exemplo, "esporte" em algumas
ferramentas de busca menos avançadas e aparecer sites com conteúdo totalmente
diferente do que foi digitado.
Isso acontece porque muitos web máster usam estratégias que fazem suas páginas
terem uma relevância muito grande. Essas estratégias pode ser muito simples como
colocar palavras-chaves que são bastante procuradas como, por exemplo: sexo,
esporte, carro, moto, e outros.
4 – Base
<base href="endereço">
Especifica o endereço base da página. O endereço base é utilizado para determinar o
endereço completo dos URLs que aparecem na página.
Exemplo:
Uma página que possua os seguintes links:
http://www.enderecodosite.com.br/index.html
http://www.enderecodosite.com.br/conteudo.html
http://www.enderecodosite.com.br/contato.html
Poderia ficar assim:
/index.html
/conteudo.html
/contato.html
Contanto que exista a TAG: <base href="www.enderecodosite.com.br">
Obs: Essa TAG é útil quando você precisa fazer vários links externos (que vão para
outros sites).
5 – ISINDEX
<ISINDEX PRONT="mensagem">
Recurso utilizado para pesquisas em páginas com muita informação. Abre na página
uma caixa de texto precedida pela mensagem especificado no PRONT, que pode ser, por
exemplo, "Entre com a palavra a ser buscada". O Usuário digita nesta caixa uma ou
mais palavras, separadas por vírgula.
O browser passa essa informação para o servidor da página e este, então executa a
pesquisa. É importante observar que isto só acontece em servidores capazes de realizar
este tipo de pesquisa.
Obs: Estes marcadores acima devem ser usados dentro do cabeçalho da página.
0 comentários:
Postar um comentário