teoria das cores - conceitos
básicos
cores primárias
a percepção da cor de um objeto depende de três fatores: a luz, o objeto que
está sendo visto e o observador. existem três comprimentos de onda, o
vermelho, verde e azul que constituem a base para todas as cores da
natureza; por isso são denominados de cores primárias da luz. todas demais
cores do espectro são criadas pela combinação (adição) de diferentes
intensidades desses três comprimentos, por isso as primárias são também
chamadas de aditivas.
observe o círculo das cores primárias:
cores secundárias
quando as cores primárias se sobrepõem, duas a duas, elas geram três cores,
cyan, magenta e amarelo, denominadas de cores secundárias. quando todas
primárias estão presentes na mistura, tem-se a cor branca.
observe o círculo das cores secundárias, resultante das combinações entre as
cores primárias:
cores complementares
cada uma das cores secundárias é formada por duas primárias e não possui a
terceira, isso faz com que as primárias sejam complementos das secundárias.
as cores complementares são as que mais diferem umas das outras,
exatamente pelo fato da secundária não possuir em sua mistura sua cor
primária complementar. por exemplo: o amarelo é formado pelo vermelho e
pelo verde e não possui o azul, que é sua cor complementar.
no diagrama abaixo você consegue visualizar a relação de complementaridade
das cores:
tonalidade (matiz)
a tonalidade corresponde ao comprimento de onda da cor dominante, isto é,
da cor observada: as diferentes sensações que a cor produz no olho humano
dependem de seu comprimento, que por sua vez é determinado pela energia
vibratória do elemento radiante.
observe o diagrama de matizes:
saturação
a saturação diz respeito à pureza, isto é, o quanto a cor é diluída pela luz
branca. a pureza de uma luz colorida é a proporção entre a luz pura da cor
dominante e a luz branca necessária para produzir a sensação. é através da
saturação que o rosa é descriminado do vermelho, o azul celeste do azul royal
etc.
observe o diagrama de saturação de cores:
brilho
o brilho tem relacão com a noção cromática de intensidade. quanto mais
baixo o brilho, mais cinza existe na cor, pois o brilho é o intervalo do preto ao
branco.
observe o diagrama de brilho de cores:
onda monocromática
é aquela cujo comprimento é bem definido (monos : um; chromos: cor);
como sua pureza é de 100 %, diz-se ser uma cor pura ou espectral,
caracterizando-se pelos nomes das cores do arco-íris.
observe algumas ondas monocromáticas de cores como o magenta, verde e
vermelho, respectivamente:
onda policromática
é aquela cujo comprimento é indefinido.
cores metâmeras
possuem diferentes composições espectrais mas que produzem a mesma
sensação. as cores metâmeras podem produzir o mesmo efeito, quando vistas
sob determinadas condições de iluminação e, efeitos distintos quando as
condições mudam.
um exemplo de uma situação dessas é quando se compra uma calça e blusa
de materiais diferentes mas extamante da mesma cor, quando vistas na loja
(sob uma iluminação artificial). ao sair na rua, sob a luz do sol, verifica-se
que apresentam cores diferentes.
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