As variáveis permitem armazenar valores usados no programa. Para declarar uma variável, você deve usar a instrução var com o nome da variável. Por exemplo, a seguinte linha do ActionScript declara uma variável chamada i:
var i;Se omitir a instrução var ao declarar uma variável, você obterá um erro de compilador. Por exemplo, a seguinte linha de código resultará em um erro se a variável "i" não tiver sido previamente definida antes:
i; // error if i was not previously definedA associação de uma variável a um tipo de dados no AS3 é opcional, mas, altamente recomendada, ela deve ser feita durante a declaração da variável. Um tipo de variável é designado anexando o nome da variável ao caractere dois-pontos ":" seguido do tipo da variável. Por exemplo, o seguinte código declara uma variável "i" que é do tipo int:
var i:int;
Se você tiver mais de uma variável a declarar, você poderá declará-las em uma única linha de código usando o operador vírgula ","para separar as variáveis. Por exemplo, o seguinte código declara três variáveis em uma única linha de código:
var a:int, b:int, c:int;
Atribuição de valores a variáveis
Você atribui um valor à variável usando o operador de atribuição "=". Por exemplo, o seguinte código declara uma variável i e lhe atribui o valor 20:
var i:int;
i = 20;
i = 20;
Mais informações sobre os operadores do Action Script 3.0 podem ser encontradas no capítulo: "Operadores aritméticos"
Você também pode atribuir um valor a uma variável ao mesmo tempo em que ela é declarada, como no exemplo a seguir:
var i:int = 20;
Você também pode atribuir valores e declarar variáveis em uma mesma linha de código. Por exemplo, o seguinte código declara e atribui valores á três variáveis (a, b e c):
var a:int = 10, b:int = 20, c:int = 30;
Atribuição de valor por referencia ou por valor?
Quando no AS3 atribuímos uma variável a outra esta atribuição poderá ser feita por valor ou referencia. Supondo que você atribua a uma variável "A" o conteúdo de uma variável "B" poderemos ter 2 situações:
Atribuição por valor: Quando o tipo das variáveis for um tipo primitivo a atribuição será por valor, ou seja, o valor contido na variável "B" será copiado e passado para a variável "A", nenhuma relação existirá entre o conteúdo de ambas variáveis. Exemplo:
var A:String;
var B:String = "teste";
A = B;
B = "doido";
trace(A);//Irá imprimir "teste" pois não há nenhuma ligação entre as variáveis A e B
var B:String = "teste";
A = B;
B = "doido";
trace(A);//Irá imprimir "teste" pois não há nenhuma ligação entre as variáveis A e B
Atribuição por referência: Quando o tipo das variáveis não for um tipo primitivo a atribuição será por referência, ou seja, ao invés de copiar o valor de "B" para "A" agora "A" será uma referência de "B", por ser uma referencia, agora quando alterarmos o valor de "B" este valor também será atualizado para "A". Exemplo:
var A:Array;
var B:Array = [0, 1, 2];
A = B;
B[1] = 6;
trace(A);//Irá imprimir 0, 6, 2 pois A é uma referência de B
var B:Array = [0, 1, 2];
A = B;
B[1] = 6;
trace(A);//Irá imprimir 0, 6, 2 pois A é uma referência de B
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