mediante oícone de 'Adicionar ou remover programas' no painel de controle e selecionando 'Adicionar ou remover componentes de Windows' onde aparecerá o IIS para sua instalação. O acesso ao IIS se realiza mediante o ícone de 'Serviços de Internet Information Server' situado nas 'Ferramentas administrativas' dentro do painel de controle.
Com o clássico ASP 3.0 era suficiente com ter o IIS instalado no servidor Web, já que era o IIS o que diretamente interpretava o código ASP e enviava a resposta ao cliente. Entretanto, em ASP.Net se necessita que o servidor Web tenha instalado .Net Framework para poder processar código de ASP.Net, como ocorre com qualquer outra aplicação de .Net. É importante dizer que os navegadores cliente que acessam à aplicação Web não necessitam ter instalado IIS nem tampouco .Net Framework já que é o servidor Web o que tem que saber interpretar o código de ASP.Net.
Quando se solicita uma página de tipo .aspx (página de ASP.Net) o servidor Web de IIS envia a solicitude a .Net Framework que é quem realmente processa a petição da página. Desta forma, as aplicações Web de ASP.Net se beneficiam de todas a vantagens de execução de código em .Net Framework, já que o código é compilado e executado por .Net Framework e devolvido ao IIS para que este por sua o envie ao cliente.
Com ASP.Net também é possível ter código de ASP 3.0 dentro de páginas de ASP.Net, com a vantagem de que o código de ASP 3.0 também se compila junto com o código de ASP.Net aumentando o rendimento do servidor Web.
A seguir, se mostra um exemplo dos distintos arquivos que podem existir em uma aplicação Web de ASP.Net.

Fig. Aplicação Web de ASP.Net
Uma vez criada a aplicação, o código de servidor se acopla em um arquivo .dll situado na pasta Bin da aplicação Web. Portanto, uma vez realizada a compilação, os arquivos de código (.vb ou .cs) já não são necessários para a execução da aplicação já que estão acoplados na dll e é aconselhável tirá-los do servidor para que não se possa acessar desde o exterior ao seu conteúdo.
Resumindo, para que funcione uma aplicação Web de ASP.Net se deve ter no Servidor Web o seguinte:
- Ter instalado IIS 5.0 ou superior no servidor Web e configurar um diretório virtual associado à aplicação Web.
- Ter instalado no servidor Web .Net Framework.
- Os arquivos .aspx correspondentes às páginas Web.
- Um arquivo acoplado (DLL) situado na pasta Bin da aplicação Web, que contém o código de servidor que necessitam as páginas aspx.
- Um arquivo chamado Global.asax que serve para o controle geral da aplicação durante sua execução.
- Um arquivo chamado Web.config onde se estabelece a configuração da aplicação. Apesar deste arquivo ser opcional, se necessita quando se quer estabelecer parâmetros de configuração que não sejam os por padrão.
- De maneira adicional também pode aparecer na pasta Web outro tipo de arquivos como:
- Arquivos .ascx (controles personalizados de usuário de ASP.Net)
- Arquivos .asmx (serviços Web XML de ASP.Net).
- Páginas .htm ou .html (páginas Web estáticas)
- Páginas .asp (páginas ativas de servidor)
- Arquivos .css (folhas de estilo CSS, Cascade Style Sheet).
- Documentos, imagnes, etc...

Fig. Criação de uma aplicação Web de ASP.Net
De forma automática, ao criar um novo projeto Web, Visual Studio .Net cria um diretório virtual no IIS e o associa com a aplicação Web. Se se instalou IIS com a configuração por padrão, o web site pré-determinado (localhost) será 'c:inetpubwwwroot'.
No caso de que se tenha uma aplicação Web de ASP.Net já criada e se deseje instalar em um servidor Web, se deve copiar a pasta com a aplicação no servidor Web e associá-la manualmente a um diretório virtual. Para isso, dentro de IIS se seleciona o elemento de 'Web site pré-determinado' e clicando com o botão direito se seleciona a opção: 'Novo' > 'Diretório virtual' onde mediante um assistente se associa a pasta da aplicação Web a um diretório virtual no servidor.

Fig. Criação de um diretório virtual em IIS
Para provar que a aplicação Web funciona corretamente se deve compilar primeiro em Visual Studio .Net e posteriormente acessar à aplicação mediante o navegador:
0 comentários:
Postar um comentário