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sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Introdução à digitalização de imagens

A utilização de imagens digitais em projetos de desenhos passa necessariamente pela obtenção das mesmas, seu tratamento e seu armazenamento no formato gráfico adequado. Este processo se completa com um acertado gerenciamento do material gráfico usado no projeto. 


A obtenção das imagens necessárias pode se realizar por diferentes meios, sendo os mais comuns a digitalização das mesmas mediante scanners, sua obtenção direta usando câmeras digitais ou programas gráficos e sua aquisição a empresas ou particulares dedicados a este trabalho, seja em CD's temáticos ou através dos websites das mesmas. 

Uma vez obtidos os originais adequados, geralmente é necessário um processo de tratamento dos mesmos para adequá-los às necessidades particulares de nossa composição gráfica ou página web, processo que pode incluir mudanças no tamanho ou na resolução de imagens, obtenção de alguma das partes das mesmas, retoque ou aplicação de filtros, etc. 

Finalizado seu tratamento, será necessário armazenar as imagens no formato ou formatos gráficos adequados ao projeto. Se a imagem está destinada a ser apresentada em tela deveremos salvá-la preferivelmente em um formato sem perdas, que mantenha sua qualidade original, como BMP. Se for utilizada em uma composição impressa será conveniente armazená-la em um dos formatos típicos deste meio, como TIFF. No caso de estar destinada a sua inclusão em uma página web, os formatos adequados serão aqueles que reduzam significativamente o peso do arquivo mantendo a melhor qualidade possível, como GIF, JPG, PNG ou SWG. 

Por último, o material gráfico usado em nossos projetos deve ser recopilado e armazenado adequadamente, sendo necessário para isso um processo de gerenciamento que defina a estrutura de armazenamento, os suportes utilizados, a confecção e forma dos catálogos, etc, de tal forma que seja possível a conservação e a rápida recuperação do material gráfico utilizado. 

Vamos estudar neste capítulo os principais mecanismos de obtenção e retoque de imagens digitais, mais concretamente os scanners, as câmeras digitais, os programas gráficos e as tabelas digitalizadoras.

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