Faça Sua Pesquisa.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O Comando switch LING. C


O comando if-else e o comando switch são os dois comandos de tomada de decisão. Sem dúvida alguma o mais importante dos dois é o if, mas o comando switch tem aplicações valiosas. Mais uma vez vale lembrar que devemos usar o comando certo no local certo. Isto assegura um código limpo e de fácil entendimento. O comando switch é próprio para se testar uma variável em relação a diversos valores pré-estabelecidos. Sua forma geral é:


switch (variável)
{
case constante_1: declaração_1; break; case constante_2: declaração_2; break; . . . case constante_n: declaração_n; break; default declaração_default; }
Podemos fazer uma analogia entre o switch e a estrutura if-else-if apresentada anteriormente. A diferença fundamental é que a estrutura switch não aceita expressões. Aceita apenas constantes. O switch testa a variável e executa a declaração cujo casecorresponda ao valor atual da variável. A declaração default é opcional e será executada apenas se a variável, que está sendo testada, não for igual a nenhuma das constantes.
 O comando break, faz com que o switch seja interrompido assim que uma das declarações seja executada. Mas ele não é essencial ao comando switch. Se após a execução da declaração não houver um break, o programa continuará executando. Isto pode ser útil em algumas situações, mas eu recomendo cuidado. Veremos agora um exemplo do comando switch:

#include <stdio.h>
int main ()
{
 int num;
 printf ("Digite um numero: ");
 scanf ("%d",&num);
 switch (num)
        {
         case 9:
                 printf ("\n\nO numero e igual a 9.\n");
         break;
         case 10:
                 printf ("\n\nO numero e igual a 10.\n");
         break;
         case 11:
                 printf ("\n\nO numero e igual a 11.\n");
         break;
         default:
                 printf ("\n\nO numero nao e nem 9 nem 10 nem 11.\n");
        }
 return(0);
}


0 comentários:

Postar um comentário

TecCodigos Copyright © 2011 | Template created by O Pregador | Powered by Blogger