Faça Sua Pesquisa.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Resolução de tela

As aplicações encarregadas de apresentar as páginas web são os navegadores (browsers), entre os quais, cabe destacar por sua importância e difusão, Internet Explorer, Netscape Navigator, Opera e Mozilla Firefox.
interface de um navegador, em seu modo padrão, apresenta ao usuário uma ou mais barras superiores (de menus, de endereços, etc.), uma barra inferior (a barra de estado) e um espaço principal, a janela, na qual são apresentadas as páginas web.
A forma desta janela é sempre retangular, porém seu tamanho varia, dependendo do monitor e do cartão gráfico. Podemos falar de dois tamanhos de tela diferentes:
  • Tamanho absoluto: é o tamanho "real" da janela do monitor, medido geralmente em polegadas. Depende do monitor.
  • Resolução ou tamanho relativo : vem determinado pelo número de pixels que se mostram na janela do monitor, sendo o píxel a unidade mínima de informação que pode se apresentar em tela, de forma geralmente retangular. Depende do cartão gráfico.
O tamanho absoluto costuma se expressar em polegadas de diagonal (1 polegada = 25,4 mm). O mais comum atualmente é o de 17'' em computadores de mesa, embora ainda existam bastantes máquinas antigas com monitores de 15'' e existem no mercado bastantes de 19'' e de 21''. O tamanho absoluto dos monitores dos laptops costuma ser de 14-15''.
Quanto à resolução, os valores mais comuns são de 800x600 e de 1024 x768 pixels, embora existam ainda usuários que trabalhem por baixo da média a 640x480, e por cima, a resoluções de 1152x864 e 1280x960 pixels.
O tamanho absoluto e a resolução devem estar em concordância para uma visualização correta, sendo valores aceitáveis os seguintes:
  • 14" - 15": Resolução máxima apreciável: 800x600
  • 17": Resolução máxima apreciável: 800x600 ou 1024x768
  • 19'' e 21": A partir de 1024 x 768
As possíveis resoluções de trabalho de uma máquina dependem, sobretudo da qualidade do monitor e do cartão gráfico do computador, e se configuram, em sistemas operacionais Windows, clicando com o botão direito do mouse sobre o escritório, selecionando a opção Propriedades e acessando à aba Configuração, ou também através de Iniciar > Painel de controle > Visualização.
A importância da resolução de tela sobre a forma de ser visualizadas as páginas web na janela do navegador é muito importante. A maior resolução se dispõe de mais pontos de informação para apresentar os elementos na tela, porém estes pontos são menores, com o qual os elementos da interface (textos, imagens, objetos de formulário, etc.) se vêem menores.
Tamanho de página e resoluções
Tamaño de página y resoluciones
Se desenhamos uma página para uma resolução dada, ocupando toda a janela do navegador, aqueles usuários que a visualizarem em resoluções menores não terão espaço na tela para conter toda a página, por conta disso se veriam obrigados a usar as barras de deslocamento do navegador. Sendo ao contrário, aqueles usuários que a visualizarem a resoluções maiores terão muito espaço na tela para tão pouca página, deixando assim bastante espaço vazio, sem conteúdos.
Para solucionar estas diferenças, o normal é que se desenhem as páginas web para uma resolução base, geralmente a mais usada na atualidade pela maioria (800x600), e se construam internamente mediante tabelas ou camadas de tamanhos relativos, com larguras definidas em %, com o qual se consegue que ao ser visualizadas em monitores de mais resolução se "abram", ocupando todo o espaço de tela disponível.
Os problemas que têm este sistema são que não dá suporte aos usuários que utilizam resoluções menores e que, no caso de resoluções maiores, o design da página poderá ser visto seriamente afetado ao modificar seus elementos das dimensões originais.
Outra possibilidade é projetar toda a página dentro de um container-pai (uma tabela ou camada) e atribuir a este um alinhamento centralizado, com o qual a página ficaria no centro da tela se se usa uma resolução maior que a do desenho.

0 comentários:

Postar um comentário

TecCodigos Copyright © 2011 | Template created by O Pregador | Powered by Blogger