Faça Sua Pesquisa.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Sintaxe do XML

Dizem que o XML é um 10% do SGML e é verdade, porque na realidade as normas que tem são muito simples. Escreve-se em um documento de texto ASCII, igual que o HTML e no cabeçalho do documento tem que colocar o texto
<?xml versao="1.0"?>
No resto do documento devem se escrever etiquetas como as de HTML, as etiquetas que nós quisermos, por isso a linguagem se chama XML, linguagem de etiquetas espalhada. As etiquetas se escrevem aninhadas, umas dentro de outras.
<ETIQ1>...<ETIQ2>...</ETIQ2>...</ETIQ1>
Qualquer etiqueta pode ter atributos. Podemos colocar os atributos que quisermos.
<ETIQ atributo1="valor1" atributo2="valor2"...>
Os comentários de XML se escrevem igual que os de HTML.
<!-- Comentario -->
E isto é tudo o que é a linguagem XML em si, embora temos que ter em conta que o XML tem muitas outras linguagens e tecnologias trabalhando ao redor dela. Entretanto, não cabe a menor dúvida que a sintaxe XML é realmente reduzida e simples.
Para definir quais etiquetas e atributos devemos utilizar ao escrever em XML temos que observarmos na maneira de salvar a informação de uma forma estruturada e ordenada. Por exemplo, se desejarmos salvar a informação relacionada com um filme em um documento XML poderíamos utilizar um esquema com as seguintes etiquetas.

<?xml versao="1.0"?>
<FILME nome="O Padrinho" ano=1985>
<ELENCO>
</DIRETOR nome="Georgie Lucar">
</INTÉRPRETE nome="Marlon Brando" interpreta-a="Don Corleone">
</INTERPRETE nome="Al Pacino" interpreta-a="Michael Corleone">
</ELENCO>
</ROTEIRO descrição="Filme de mafias sicilianas nos Estados Unidos">
</FILME>


Como se pode ver, inventamos as etiquetas que quisemos para colocar este exemplo e as ordenamos de forma que a etiqueta maior é O FILME e dentro dela temos o ELENCO e o ROTEIRO. Por sua vez, dentro de ELENCO temos tanto o DIRETOR como os atores (INTERPRETE).

0 comentários:

Postar um comentário

TecCodigos Copyright © 2011 | Template created by O Pregador | Powered by Blogger