Uma das funcionalidades mais avançadas de Flash são os frames, espécie de quadros independentes, ao estilo dos fotogramas dos filmes de cine clássicos.


As ferramentas que oferece Flash são as comuns dos programas de desenho vetorial, às que se que adicionam as específicas para o manejo de frames. Entre elas destaca a denominada linha de tempo, na que se visualizam e manejam os frames existentes no filme, de uma forma similar à ferramenta do mesmo nome das aplicações de edição de vídeo.

Nas animações criadas com Flash é possível incluir imagens de mapa de bits, áudio e vídeos. Também suporta conectividade persistente com dados XML, o que lhe permite mostrar informação em tempo real.
A interatividade do filme se complementa com uma linguagem de script próprio, ActionScript, similar a JavaScript, porém orientado ao manejo de frames e objetos próprios de Flash. Mediante ActionScript se pode iniciar ou deter a animação, pular um frame determinado, responder com ações complexas aos eventos produzidos por ação do usuário, criar contadores, etc.

Foi tanto o sucesso de Flash que outras empresas lançaram programas que o imitam, embora nenhum deles cheguem ao nível da aplicação de Flash. Entre eles podemos destacar a Swish, que permite a criação de animações de texto em formato SWF.
0 comentários:
Postar um comentário